Proponente
do projeto

Instituto Cultural Cidade Viva

CNPJ: 02.403.554/0001-65

Rua São Bento, 9 - 1 andar | Centro

Rio de Janeiro - RJ | CEP:20090-010

www.institutocidadeviva.org.br

faleconosco@institutocidadeviva.org.br

Conecte-se
ao Mirante
Parceiros
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Facebook

Twitter

Instagram

© 2018 Instituto Cultural Cidade Viva

Desenvolvido por:

O Mirante das Lendas, localizado no bairro do Alto, em Teresópolis, é uma edificação tombada pelo INEPAC que se encontra em profundo processo de deterioração. O projeto tem como objetivos:

- Restaurar a edificação histórica e requalificar o espaço natural do entorno;

- Realizar o tratamento paisagístico e luminotécnico do Mirante;

- Construir um complexo de apoio preparando-o como um Centro Cultural, com sala multiuso, quiosque de alimentação, parque infantil e um anfiteatro, tornando-o um atrativo turístico e cultural para a população e lhe possibilitando sediar apresentações ao ar livre e seminários sobre temas culturais e ambientais.

Além disso, será implementado um plano-piloto de três meses com a elaboração de um calendário de eventos e programa educativo de visitação, destinado a alunos da rede pública da região.

 

 

 

 

 

 

 

 

#AbraceoMirante

A campanha Abrace o Mirante foi criada para que possamos, com sua ajuda, realizar o projeto de restauração do Mirante das Lendas.

Toda obra, principalmente em uma edificação tombada, acontece em 3 fases, da seguinte maneira:

1 - É criado o chamado "projeto básico de restauro", com o levantamento arquitetônico da edificação, um mapeamento dos danos, rachaduras e partes faltantes, além de um estudo de como utilizar o entorno em benefício do espaço. No caso do Mirante, foram pensados um anfiteatro, um quiosque, parque infantil e um espaço multiuso no subsolo do terreno, evitando qualquer interferência da vista, que é de cair o queixo! Também neste projeto básico, os especialistas fazem o levantamento dos custos da obra como um todo, baseando seus cálculos através de ferramentas consolidadas no mercado.

 

2 - Na segunda fase, os arquitetos, engenheiros e restauradores elaboram o que chamamos de "Projeto Executivo". O projeto executivo é um aprofundamento de tudo que foi pensado na fase anterior, desenhando e descriminando cada detalhe, cada processo da restauração. Aqui não pode faltar nada. Será em cima deste projeto executivo que o pessoal da obra vai se basear na hora de colocar a mão na massa. Durante esta fase, os custos finais são levantados e os órgãos públicos competentes analisam como tudo ocorrerá. É a parte mais importante!

3 - Última fase. Chegou a hora de restaurar! Nesta fase, os especialistas, junto com o pessoal da obra fazem toda a restauração. E nós, trabalhamos muito para gerenciar todo esse pessoal, cuidando para que os recursos financeiros sejam aproveitados da maneira mais eficiente possível.

A campanha busca exatamente a realização da fase 2 deste processo.

Já realizamos a fase 1 e precisamos de sua ajuda para elaborar os projetos executivos de Restauro do Mirante das Lendas. Se conseguirmos cumprir este objetivo, teremos caminho aberto à execução das obras de restauração em si!

E o melhor, sua contribuição pode sair sem nenhum custo para você! Sabia?

Quanto custa tudo isso?

Restaurar um bem tombado de grande relevância cultural, recuperando toda a parte artística dos azulejos de Jorge Colaço, e ainda construindo um centro de apoio ao visitante, com anfiteatro, parque infantil, quiosque de lanches e toda a operação de um programa anual de visitação e atividades culturais não é simples.

Para facilitar o entendimento, preparamos um gráfico para que você entenda o resumo dos valores e como eles serão aplicados:

Projetos Executivos

Levantamentos preliminares

Projetos executivos de restauro

Projetos complementares

Divulgação e mídia

Operacional

Obra de Restauro

e produtos secundários

Obra de restauro artístico

Construção de anexos

Produtos Secundários

Programa cultural piloto

Divulgação e mídia

Operacional

Como vai ficar?

Confira abaixo o antes e depois das obras de restauração do Mirante das Lendas.

A imagem correspondente a visão futura foi renderizada em 3D, de acordo com o projeto básico de restauro do projeto, podendo sofrer pequenas alterações ao longo do processo.

Quer saber mais detalhes do projeto?

Preparamos um relatório completo, com explicações detalhadas, plantas, números e tudo mais.

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon